segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Minis10: Torneio de Natal Solidário

No Domingo, 9 de Dezembro, o Olivais Coimbra organizou o Torneio de Minibasquete Natal Solidário para o escalão de Sub-10. Este foi o primeiro de quatro torneios natalícios programados pelo Comité Distrital de Minibasquete. Os eventos, para além de torneios de competição de minibasquete, também têm um âmbito solidário, por isso, cada um está associado a uma instituição de solidariedade social. O torneio organizado pelo Olivais associou-se ao "Ninho dos Pequenitos", um Centro de Acolhimento Temporário cuja finalidade é acolher e encaminhar crianças dos 0 aos 6 anos que se encontrem numa situação de perigo, pondo em causa o seu bem-estar e desenvolvimento integral.  Assim durante este recolheu dos clubes participantes bens para recém-nascidos e crianças até 6 anos desde alimentos para bébes (papas, fruta), a roupa, fraldas, toalhetes, cremes e champôs.

O pavilhão foi sendo preenchido, pelo inicio da manhã, pelos mini atletas que iam chegando dos 9 clubes participantes: Olivais Coimbra, A.A.C, CAD Coimbra Basquete, C.I. Montemor, Escola Sec. Bernardino Machado, Ginásio Figueirense, Sampaense Basket, Sporting Figueirense e U.F. Buarcos.
Com 10 equipas a competir (o Olivais Coimbra apresentou-se com 2 equipas mistas), o programa de jogos englobou 15 jornadas, distribuidas pelos três campo de minibasquete, possibilitando que todos pudessem disfrutar de 3 jogos.

Num dos momentos de descanso da competição, os atletas de cada equipa participante espelharam num pequeno cartaz o que significava para eles o Natal e o Basquete. Uma obra colectiva que, no final seria entregue também aos representantes do Ninho dos Pequenitos para ajudar a colorir ainda mais o Natal das suas crianças.

A manhã foi decorrendo num ambiente muito divertido, como dita a quadra natalícia, e sempre acompanhada pela música da ocasião.

Com o apito final dos últimos jogos, foi tempo juntar todos os participantes no campo e fazer a entrega dos bens recolhidos entre todos e, ainda do cartaz desenhado pelas equipas, aos representantes do "Ninho dos Pequenitos". Com os agradecimentos e despedidas, o torneio encerrou, como habitual, com um enorme grito "Viva o Minibasquete".
(texto retirado do blog do Comité Distrital de Minibasquete)